Não aumenta o endividamento

Ao optar pelo Factoring, na modalidade Sem Recurso, o financiamento que a sua empresa recebe não aumenta ao endividamento. Pois, quem tem que pagar não é a sua empresa mas sim o Comprador.   

Existem vários tipos de modalidades e características numa operação de Factoring. Tais como, Com e Sem Recurso, Notificado e Confidencial,  Doméstico e Exportação, entre outras. Não há nenhuma modalidade que seja melhor do que as outras, porque tudo depende das características do seu negócio. Nomeadamente, quem faz a gestão dos créditos e também do estágio de crescimento em que a sua empresa se encontra.

Numa dessas modalidades, o Factoring Sem Recurso, existe uma cobertura de risco de crédito associada ao Factoring. Essa associação pode ocorrer em duas variantes. Na primeira, porque a sua empresa já tem uma Apólice de Seguro de Créditos. Na segunda, porque a empresa de Factoring ou de gestão de créditos tem uma Apólice de Seguro de Créditos que utiliza para segurar os valores que são financiados.  

Devido à existência dessa cobertura do risco de crédito, se o Comprador não pagar (e estiverem cumpridos os requisitos da Apólice), quem se vai substituir ao Comprador no pagamento da fatura é a Seguradora de Créditos. Por esse motivo, a modalidade é Sem Recurso, porque em caso de não pagamento do Comprador, não há “Recurso” sobre o Fornecedor. 

Por não haver recurso sobre o Fornecedor os valores adiantados da fatura não são reportados ao Banco Central como endividamento da empresa Fornecedor. A empresa Fornecedor, em Factoring Sem Recurso, obtêm desta forma acesso a mais financiamento sem aumentar o seu endividamento na Central de Responsabilidades de Crédito.   

nao-aumenta-o-endividamento

Peça uma demonstração online

Publicações Relacionadas


Factoring Doméstico

No caso de o Comprador estar constituído no mesmo País em que está o Fornecedor, denomina-se por Factoring Doméstico.


O Factoring é caro

É um erro comum comparar “alhos com bugalhos”. No que se refere ao custo do Factoring isso é frequente. O Factoring inclui o serviço de cobrança dos seus créditos e além disso, pode incluir a cobertura em caso de atraso ou não pagamento do Comprador.

Contactem-me


Saiba mais vantagens do Factoring

Poupanças por descontos de volume e pagamento antecipados

Balanço mais equilibrado

22 496 88 88

© PRAZO.PT – Gestão de Créditos, S.A.