Cobertura de Risco de Crédito pelo Financiador

O Factoring Sem Recurso também pode ser obtido mesmo que a empresa Fornecedor não tenha uma Apólice de Seguro de Créditos. 

Alguns Financiadores contratam Seguradoras de Crédito Apólices. Estas, por sua vez, irão segurar as vendas que os seus clientes (Fornecedores), vão fazer às empresas (Compradores). Isto é mais usual em empresas especialistas na gestão de créditos em Factoring ou em Sociedades de Factoring, pois, têm bastante experiência nestes assuntos.

Neste caso, em que a Cobertura de Risco de Crédito é fornecida pelo Financiador (em alguns casos pode ser a empresa especialista em Gestão de Créditos) é o Financiador quem informa a empresa Fornecedor de qual o Limite de Crédito que é atribuído a cada Comprador.  

O Financiador é quem assume o pagamento da Apólice de Seguro de Créditos à Seguradora. Além disso, gere do início ao fim o processo de ameaça de sinistro e de recuperação.  

Existem várias vantagens para utilizar o Factoring Sem Recurso com a Cobertura de Risco de Crédito concedida pelo Financiador:

  • Pode obter a cobertura de Risco de Crédito apenas para os Compradores que pretende. Pois, ao contrário do que é normal numa Apólice de Seguro de Créditos, poderá escolher que Compradores quer segurar. 

  • Não se preocupe em efetuar todos os procedimentos de gestão da Apólice. Pois, quem tem que fazer esses procedimentos é o Financiador. Este motivo é de grande relevância, visto que, se a sua empresa não fizer os procedimentos adequadamente, a Seguradora de Créditos pode não indemnizar o sinistro de crédito. 

  • O custo tende a ser inferior ao que seria se contratasse diretamente com a Seguradora pois o Financiador e as empresas de Gestão de Créditos costumam adquirir coberturas numa dimensão superior à da sua Empresa. 

  • A conjugação do serviço de cobrança, gestão de créditos, cobertura de risco de crédito e financiamento diretamente com um Financiador ou com uma empresa de Gestão de Créditos, costuma ser a forma mais vantajosa financeiramente para a contratação de Operações de Factoring Sem Recurso. 

cobertura de risco de credito pelo financiador

Publicações Relacionadas


Poupanças por descontos de volume e pagamento antecipado

Com a antecipação dos seus recebimentos tem mais tesouraria para obter melhores condições dos seus fornecedores. Consequentemente, este tipo de gestão pode acrescentar muitos euros à sua margem de exploração.


O Factoring é inflexível

À primeira vista o Factoring pode parecer rígido. Na realidade, nada podia estar mais longe da verdade. Com o Factoring a sua empresa obtém financiamento quando vende. Quanto mais vende mais financiamento tem. Assim, só paga pelo que utiliza.

Contactem-me


Saiba que outras modalidades do Factoring existem.

Endosso de Apólice de Seguro de Créditos

Factoring Com Recurso

22 496 88 88

© PRAZO.PT – Gestão de Créditos, S.A.