Factoring Sem Recurso

O que caracteriza o Factoring relativamente a ser Com Recurso ou Sem Recurso deve-se ao que ocorre no momento em que o Comprador não paga a Fatura que foi cedida ao Financiador (Banco ou Sociedade de Factoring). 

No caso de o Factoring ser Sem Recurso, isso significa que não há Recurso sobre o Fornecedor, isto é, se a Operação de Factoring foi configurada para ser Sem Recurso, em caso de não pagamento pelo Comprador, o Fornecedor não tem que devolver os montantes que foram adiantados.

Normalmente, esta Modalidade de Factoring Sem Recurso ocorre porque existe uma Cobertura de Risco de Crédito associada. Essa Cobertura de Risco de Crédito pode ocorrer de 2 formas: 

O Factoring Sem Recurso apresenta inumeras vantagens, das quais podemos destacar:

  • A Conta-corrente com o Comprador, no montante que foi adiantado pelo Financiador, pode ser contabilizada como se o Comprador já tivesse pago esse montante. Pois, em caso de não pagamento pelo Comprador, o Financiador não lhe irá solicitar a devolução desses valores. 

  • Visto que, a Conta-corrente com os seus Compradores vai diminuir, pelos montantes adiantados pelo Financiador no Factoring Sem Recurso, o seu Prazo Médio de Recebimento também vai diminuir. A diminuição do Prazo Médio de Recebimento é bastante relevante na análise financeira de uma Empresa. Posto isto, a melhoria deste indicador é algo que todas as empresas devem valorizar. 

  • Com a diminuição do valor em Conta-corrente com os Compradores, devido ao Factoring Sem Recurso, tudo o resto constante, o valor do Balanço da sua Empresa vai diminuir. Pois, deixa de ter um valor em Clientes tão grande. Se o Balanço diminuir e o Capital Próprio da sua Empresa se mantiver, a sua Autonomia Financeira irá aumentar. Além disso, esta métrica é das mais relevantes na análise financeira de uma Empresa. Com o aumento da Autonomia Financeira, a sua Empresa pode também passar a ser elegível para prémios de solidez financeira e também elegível para apoios ou subsídios governamentais.
  • Contabilisticamente, os montantes recebidos pelo adiantamento das Faturas não são considerados dívida bancária. Pois, quem deve os valores ao Financiador não é a sua empresa mas sim o Comprador. O Comprador é quem tem de pagar a Fatura. 
  • Os adiantamentos que recebe do Financiador não são dívida bancária. Portanto, esses valores não são comunicados ao Banco Central não acrescem ao seu endividamento bancário. Os outros Bancos, quando consultarem o endividamento da sua empresa no Banco Central não irão ver os valores que a sua Empresa recebe em Factoring Sem Recurso.  
  • O Factoring Sem Recurso não vai afetar a Central de Responsabilidades no Banco Central. Portanto, a sua empresa mantém a capacidade de obter financiamento através de outras fontes/serviços financeiros.  
factoring sem recurso

Peça uma demonstração online

Publicações Relacionadas


O Factoring é caro

É um erro comum comparar “alhos com bugalhos”. No que se refere ao custo do Factoring isso é frequente. O Factoring inclui o serviço de cobrança dos seus créditos e além disso, pode incluir a cobertura em caso de atraso ou não pagamento do Comprador.


Aumenta o Financiamento Potencial

Como o financiamento que recebe está conexo com as faturas que emitiu, quanto mais vender mais financiamento vai receber. A maioria dos Bancos estabelece um plafond de financiamento para a sua Empresa. Enquanto que, com o factoring, se aumentar as suas vendas o financiamento que recebe também aumenta.

Contactem-me


Saiba que outras modalidades do Factoring existem.

Factoring Com Recurso

22 496 88 88

© PRAZO.PT – Gestão de Créditos, S.A.