Factoring de Exportação

O Factoring de Exportação também pode ser chamado de Factoring Internacional.  

Esta designação advém de o Comprador estar localizado num País diferente do Fornecedor (e provavelmente, também num País diferente do Financiador). 

Nem todos os Financiadores efetuam Factoring de Exportação e também não o efetuam para todos os Países. 

Alguns fatores que influenciam se um Financiador efetua Factoring de Exportação para um determinado País são: 

  • Moeda do País. Se o País tiver uma moeda pouco líquida, o Financiador pode não adiantar esses valores. 

  • Quantidade de Fornecedores clientes do Financiador que vendem para esse País. Se houver poucos Fornecedores a vender para esse País, o Financiador pode não se querer expor.

  • Nível de Risco do País. Se o País tiver uma notação de risco elevada, os Financiadores terão muito receio em adiantar valores para esse País, visto que, a probabilidade de os Compradores não pagarem é superior. 

  • Restrições à circulação de divisas. Caso haja, restrição à circulação de divisas será altamente provável que os Financiadores não adiantem as vendas para os Compradores desses Países, pois, apesar dos Compradores quererem pagar ao Financiador, não existe moeda disponível.

O Factoring de Exportação ou Factoring Internacional, tem várias vantagens para o Fornecedor, nomeadamente:

  • Em caso de não pagamento, o custo de recuperar essa dívida é muito superior ao custo do Factoring de Exportação. 

  • Com o Factoring de Exportação, a sua empresa pode diversificar Compradores e Mercados. Consequentemente, vai aumentar as vendas e a solidez do seu negócio, visto que, as suas vendas estarão dispersas por mais Compradores e zonas geográficas.

  • Com o Factoring de Exportação, a sua empresa pode poupar muito em recursos internos, tanto comerciais como administrativos porque o Financiador já incorre em muitos desses custos e dilui-os pelas várias Operações de Factoring que tem. 

  • O Financiador irá fazer uma analise ao risco ao Comprador. Caso ele esteja disposto a financiá-lo é porque o Comprador é de bom risco e desta forma, auxilia a sua empresa na sua expansão internacional.  

factoring de exportação

Peça uma demonstração online

Publicações Relacionadas


O Factoring é difícil de gerir

Há quem diga que o Factoring é difícil de gerir, pois dizem, tem uma carga burocrática grande. Veja várias soluções e escolha o Parceiro que é especialista neste serviço. Felizmente, há quem só faça Factoring e o faça muito bem.


Recebimentos mais rápidos do cliente

A sua empresa recebe as vendas que faz a crédito, sem ter que esperar pela data de vencimento (ou mais) da fatura. A empresa de Factoring adianta o recebimento das faturas que vencem a 30, 60, 90 ou até 120 dias.

Contactem-me


Saiba que outras modalidades do Factoring existem.

Factoring Doméstico

Factoring Notificado

22 496 88 88

© PRAZO.PT – Gestão de Créditos, S.A.