Factoring Com Recurso

O que caracteriza o Factoring relativamente a ser Com Recurso ou Sem Recurso deve-se ao que ocorre no momento em que o Comprador não paga a Fatura que foi cedida ao Financiador (Banco ou Sociedade de Factoring).  

No caso de o Factoring ser Com Recurso, isso significa que há Recurso sobre o Fornecedor.  Portanto, se a Operação de Factoring foi configurada para ser Com Recurso, em caso de não pagamento pelo Comprador, o Fornecedor tem que devolver ao Financiador os montantes que foram adiantados. 

Esta modalidade tem menos vantagens para o Fornecedor. No entanto, existem várias razões que podem fazer com que esta modalidade faça sentido: 

  • A maioria dos Bancos generalistas efetuam Factoring Com Recurso. Posto isto, se pretender ter uma relação Bancária com esse tipo de Bancos, provavelmente terá que efetuar Factoring Com Recurso. 
 
  • No Factoring Com Recurso o risco de crédito está mais concentrado na empresa Fornecedor. Posto isto, a sua empresa pode conseguir adiantar o recebimento de Compradores com elevado risco. Pois, se o Comprador não pagar é a sua empresa que tem que devolver os valores adiantados ao Financiador. 
  • O Factoring Com Recurso, por não ter incluída a cobertura de Risco de Crédito, pode ter um custo mais reduzido que o Factoring Sem Recurso. Como tem menos serviços, tem um custo mais baixo. 

  • Como o Factoring Com Recurso não tem incluída a cobertura de Risco de Crédito, pode ocorrer que os montantes possíveis de adiantar de um Comprador em específico, não estejam limitados por um valor máximo. Assim, é indiferente se vende muito ou pouco, ou se dá muito ou pouco prazo para o Comprador pagar à sua Empresa, o Financiador irá sempre adiantar os valores que faturar.

factoring com recurso

Peça uma demonstração online

Publicações Relacionadas


O Factoring é para empresas em dificuldade

Ao contrário dos serviços de Leasing e Renting, que são utilizados por quase todas as empresas, este mito tem acompanhado o serviço de Factoring. Na realidade, todo o tipo de empresas recorre ao Factoring, desde microempresas até empresas cotadas no PSI 20.


Avaliação de crédito gratuita

As empresas especialistas em Factoring, vão avaliar a qualidade de crédito do seu Comprador. Assim, você certamente que poderá tomar as melhores decisões, enquanto se afasta de perdas de tempo e de meios financeiros.

Contactem-me


Saiba que outras modalidades do Factoring existem.

Factoring Sem Recurso

Factoring Doméstico

22 496 88 88

© PRAZO.PT – Gestão de Créditos, S.A.